O tempo das Pedras: A Visita
El TIEMPO DE LAS PIEDRAS: LA VISITA (Español)
DADOS UTEIS/ Datos de la Exposición de VIA IDEA:
El reconocido escultor portugués Pedro Fazenda en el espacio artístico “Pó de vir a ser”. Foto: María Zozaya
Sob o Autor: PEDRO FAZENDA
Nasceu em Coimbra, em 1957
Estudou desenho, pintura, gravura, fotografia e escultura no AR.CO, Centro de Arte e Comunicação Visual em Lisboa.Expõe individualmente desde 1986 e colectivamente desde 1980.
É responsável, desde 1986, pelo Departamento de Escultura em Pedra do Centro Cultural de Évora, espaço aberto, equipado para o trabalho artístico em pedra. Desde 2017 o Departamento integra a Associação Cultural Pó de Vir a Ser.
Para além do trabalho de escultura e design em pedra, participa em diversos Simpósios Internacionais de Escultura, projecta e executa peças de arte pública, colabora em trabalhos de arquitectura e urbanismo em que a escultura é integrada desde o início, faz cenografias para o teatro.
Exposições mais recentes:
2017 – “Vir Ver” – Intervenção no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, Évora, com Elsa Gonçalves, Helena Calvet, Mariana Fernandes, Susana Pires e Mariana Mata Passos.
2015/2016 – “De um Lado e do Outro”, com Elsa Gonçalves, Galeria Novo Século, Lisboa; Grupo Pro-Évora, Évora; Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Coimbra; Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa.
2015 – “O Museu que Há”, intervenção no Museu de Évora com Helena Calvet e Mariana Mata Passos.
2015 – Exposição de Esculturas, Galeria Viaidea; Azeitão.
2014 – “Encontro na Diferença”, com Elsa Gonçalves, Galeria Diferença, Lisboa.
2013 – “3 Bar Sculptures”, Bar Oficina, Évora.
2012 – ”Recônditos”, Galeria Novo Século, Lisboa.
2011 – “Metamórficos”, Grupo Pró-Évora, Évora.
2009 – “Aporias e Inomináveis”, Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sôr.
Pedro Fazenda en el espacio artístico que reconvierte el antiguo matadero de Évora gracias a la unión de artistas de “Pó de vir a ser”. Foto: María Zozaya